Intervenções Públicas Acerca da 1ª Mostra Erótica-Paródica de Caldas da Rainha - Terra das Malandrices


Entrevista dada à 94.8FM Rádio pelo Presidente da Direcção da Confraria do Príapo em 20 de Outubro de 2009, antes da abertura da 1ª Mostra Erótica-Paródica de Caldas da Rainha – Terra das Malandrices:

http://www.4shared.com/get/171187199/a00b7ff9/Entrevista_Mostra_Ertica-Pardi.html


Palavras proferidas pelo Presidente da Direcção da Confraria do Príapo em 22 de Novembro de 2009, aquando do encerramento da 1ª Mostra Erótica-Paródica:

Senhor Vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha,

Caros Participantes e Amigos,

Termina hoje a 1ª Mostra Erótica-Paródica de Caldas da Rainha – Terra das Malandrices. Desde já um enorme agradecimento da Confraria do Príapo e da sua Direcção, que represento, a todos quantos colaboraram nesta iniciativa pioneira – artistas, artesãos, comerciantes, industriais, académicos, dirigentes autárquicos e, como não podia deixar de ser, ao público caldense e de fora das Caldas que visitou as exposições e participou nos eventos que promovemos.

Um agradecimento extensivo aos patrocinadores e apoiantes que viabilizaram os nossos projectos – pedindo licença para destacar o apoio fundamental da CMCR, da ACCCRO, do CHCR/MHC e do C. C. Caldas Shopping –, bem como à comunicação social, que nos brindou com uma das maiores coberturas noticiosas que um evento nas Caldas teve nos últimos anos, o que revela bem o seu potencial.

Uma palavra especial, também, para os Confrades que nos gratificaram e incentivaram com a sua presença nos diversos eventos, mostrando de forma convicta e coerente que estão, realmente, com a Confraria e a tradição da “Garrafa das Caldas”. À equipa que colaborou com a Direcção da Confraria na organização das várias iniciativas, um Muito Obrigado, designadamente à Sandra Rodrigues, ao Viriato Silveira, ao Nicola Henriques, à Conceição Colaço e, permitam-me, à minha mulher Ana Ferreira.

Os objectivos definidos foram plenamente alcançados, concretizando os propósitos da Confraria, consagrados nos seus Estatutos: [cito] “defender, valorizar e promover, com identidade própria, a cerâmica erótica das Caldas da Rainha, de que o falo é a principal peça e símbolo, privilegiando uma abordagem cultural, artística e elegante do seu objecto social, rejeitando toda e qualquer iniciativa que se caracterize pela vulgaridade, grosseria e ofensa social”.

Ao decidirmos realizar esta 1ª Mostra, assumimos de forma consciente e calculada os riscos inerentes. Nunca os tememos, e a nossa determinação nunca foi abalada, porque sabíamos o que estávamos a fazer, tínhamos uma boa equipa, e viemos para este projecto com convicção e honestidade. Sabíamos que íamos romper com um determinado status quo, mas, afinal, foi exactamente a constatação dessa estagnação que motivou a criação da Confraria do Príapo e a vontade de valorizar esta importante tradição.

As Caldas da Rainha já viveram, noutras épocas, tempos que fizeram História, tempos que hoje os historiadores apelidam [cito da Gazeta desta semana] “de ruptura, de mudança, simultaneamente extraordinários e extravagantes”. Estamos, provavelmente, a viver tempos semelhantes, no que à tradição da Loiça das Caldas (as populares Malandrices) diz respeito, o que nos orgulha, pois consideramos um privilégio fazer parte da História enquanto construção de factos presentes, e não apenas relato de factos passados.

Esta foi a primeira grande iniciativa da Confraria, realizada com meios exíguos e, sobretudo, boa vontade. Tínhamos, à partida, metas mais modestas, mas a adesão dos artistas e artesãos não parou de aumentar, tendo sido recebidas novas peças até aos últimos dias. Podemos dizer que as Malandrices, até agora tímidas e murchas, perderam a vergonha e ganharam uma nova pujança. O modelo adoptado – uma Mostra – revelou-se absolutamente correcto, bem como a decisão de nela envolver toda a sociedade caldense, incluindo a ESAD, e não apenas uma minoria mais ou menos envergonhada.

É natural que vários aspectos devam ser melhorados no futuro, quer de natureza estratégica, quer operacional. Importa esclarecer que erotismo queremos abranger, se o erotismo em geral, ou apenas o de natureza paródica/burlesca. Importa atrair mais públicos, das Caldas, do resto do país e até do estrangeiro, oferecendo um programa mais festivo e popular. Importa integrar a celebração e divulgação desta tradição com outras iniciativas da cidade, por exemplo a gastronomia, as artes e os mercados de rua. Importa, finalmente, profissionalizar a organização dos eventos, para que as expectativas criadas tenham correspondência na qualidade das acções realizadas.

Como sempre temos dito, as Malandrices são das Caldas e dos caldenses, e não da Confraria do Príapo. Não nos queremos apropriar de nada, e muito menos substituir-nos aos criativos, produtores e comerciantes, que não dependem da Confraria. A eles cabe aproveitar o impulso proporcionado por esta 1ª Mostra e alavancar e desenvolver as suas actividades, explorando novos conceitos e novos mercados. À Confraria do Príapo cabe apoiar todos aqueles que defendem a tradição da Loiça das Caldas, com qualidade, inovação e glamour.

Termino, desejando a todos felicidades e prosperidade nas suas artes e nos seus negócios. Manter-nos-emos em contacto para próximas iniciativas e participações.

MUITO OBRIGADO!


Entrevista dada à 94.8FM Rádio pelo Presidente da Direcção da Confraria do Príapo em 03 de Dezembro de 2009, após o encerramento da 1ª Mostra Erótica-Paródica:

http://www.4shared.com/file/171198875/5dec1c35/Entrevista_Mostra_Ertica-Pardi.html


Outras intervenções públicas relevantes:

Entrevista dada à 94.8FM Rádio pelo Sr. Francisco Agostinho (artesão de Chão da Parada) na última semana de Novembro de 2009: http://www.4shared.com/file/171195777/4ad4e2f9/Entrevista_Francisco_Agostinho.html

Notícia publicada pelo semanário Gazeta das Caldas em 4 de Dezembro de 2009, sobre a intervenção da Senhora Deputada Catarina Paramos na reunião da Assembleia Municipal de 24 de Novembro de 2009:

Foi “murcha” a primeira mostra erótico-paródica caldense
“A Confraria do Príapo é um exemplo de como se pode matar uma boa ideia logo à nascença - começou por dizer a deputada socialista Catarina Paramos, que caracterizou de “murcha” a primeira mostra erótico-paródica que se realizou nas Caldas recentemente.
Considera que “encarcerar” um conjunto de peças dentro de montras num centro comercial “praticamente ao abandono” não é a melhor forma de se promover esta loiça tão característica da região. A jovem deputada esperava mais, especialmente quando a iniciativa teve tão ampla cobertura dos meios de comunicação.
Catarina Paramos deixou ainda um reparo para a deficiente iluminação existente na cidade e a falta de manutenção dos dispensadores de dejectos caninos."
Site Meter